Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 03, 2005

Sincronia


Tanto a imagem quanto o texto são dedicados a uma amiga. Encontramo-nos apenas uma única vez em São Paulo. Conheci Anne pela leitura de um capítulo de um livro de arteterapia. Nele ela descrevia seu trabalho com renais crônicos em programa de hemodiálise na Unidade satélite da Fundação Oswaldo Ramos (Unifesp)- chamado carinhosamente de Hemodialisart. Ela descreve como o trabalho de arteterapia permitiu criar um canal de comunicação que não havia antes com os pacientes, que os ajudou a "tomar iniciativas a respeito de seu próprio quadro de saúde e a serem participantes ativos de seu processo de reabilitação, com uma postura mais positiva e uma atitude mais dinâmica diante da vida". Consegui seu e-mail e nos encontramos na Oscar Freire. Incrível sua disponibilidade. Ela já não morava mais em SP e mesmo assim conseguimos marcar um encontro numa de suas vindas enquanto ainda estava no pós operatório do tx (dois meses depois da alta). Sentadas tomando café e suco, falávamos a mesma linguagem, sob óticas não tão diferentes. Ela graduada em Belas Artes e com formação em Arteterapia, eu Terapeuta Ocupacional com pé nas artes plásticas desde criança. Contou-me sobre seu trabalho na diálise. Quanto mais ouvia, mais encantada ficava. Em tão pouco tempo, Anne dominou a crua realidade dos renais crônicos. Sua sensibilidade permitiu uma aproximação franca, serena e vital com esse grupo. Desnecessário dizer o quanto fiquei comovida. Nas palavras daqueles que a conheceram em ação ela "veio para colorir a sessão de hemodiálise e ensinar algo novo e bom"(tirei esta citação do livro). Sei que ela não somente "ensinou", mas estabeleceu uma troca ativa com este grupo, pois ela é assim, adora trocar conhecimentos e diz que o saber deve circular.
Trouxe um pouquinho dela para este espaço, para que seu trabalho e sua essência circule por aqui.
Ela enviou-me uma caixa cheia de livros...é foi assim mesmo. Todos incríveis, não poderia ler todos de uma vez, embora minha vontade tenha sido esta. "O Caminho quáduplo" conta sobre os povos da terra e o poder dos quatro arquétipos para viver em harmonia e equilíbrio com o meio ambiente e a própria natureza interior: o Guerreiro, o Curador, o Visionário e o Mestre. Foi o livro que escolhi para meditar.
Resta dizer que no sábado fui a exposição "Por ti América" no CCBB e foi mesmo uma "volta" às origens. Deixo o convite registrado
Angel

Nenhum comentário: