Total de visualizações de página

sábado, março 31, 2007

300


30 de março, dois anos de TX. Fui comemorar assistindo "Borat". Credo! Não aguentei nem os primeiros 15 minutos, sai a esmo pelo corredor do Cinemark e entrei na primeira sala iniciando filme. Era 300, adaptação da novela gráfica de Frank Miller. Puro acaso, que acaso feliz! Linguagem gráfica, Esparta, guerreiros, e muita luta. Os 300 aos quais o título se refere são os guerreiros espartanos liderados por Leônidas, rei de Esparta, na batalha de Termópilas, travada contra o Império persa por volta do ano 480 a. C. A tal Termópilas é o nome do desfiladeiro onde foi travada a batalha e no qual dezenas de persas, elefantes e outros bichos são lançados ao mar de um despenhadeiro. As cenas iniciais são bárbaras, a construção de um guerreiro começa ao nascer e é trabalhada ao longo do desenvolvimento da criança. Espartanos são guerreiros por nascimento, não há escolha apenas treinamento. Vivem para a guerra que um dia enfrentarão.
Atenas sobreviveu graças a eles, narra a história, uma outra história. A vitória é resistir, lutar e alcançar um estado de liberdade. Nem sempre é preciso vencer a guerra, mas ser atuante nela.
A deusa Athena, liberdade, conhecimento, amor a arte e ao conhecimento. Esteve por aqui numa exposição no MAC, "Deuses gregos em templos contemporâneos". Athena me atrai, assim como Poseidon e Iemanjá. Arte e culto que nos aproxima com a divindade existente em todos nós, para além da meditação, da prece e da contemplação. Uma linguagem puramente emocional. Não há aprendizado sem emoção.
E-motion, 300!
Angel

Um comentário:

Angel disse...

Grata Aninha
Qdo é o seu aniversário de tx?
Bjs, muita saúde e paz

Angel