Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 08, 2006

David Hockney, mensagem da água e promoção.




Petean já havia me dito que eu preciso ter orgulho do meu braço. Ele adora cada cicatriz que deixa nele. De molho, por causa da cirurgia, começei a organizar minhas prioridades de tempo "livre": estudar, organizar textos, pintar,procurar mil coisas na internet...Começei pela internet, velha companheira. Fui promovida na aula de pintura, saí do papel e passei para tela, precisava descobrir rápido um tema para o meu primeiro trabalho. Tenho muitas fotos de marinhas, luz, água, azul intenso e prateado. Procurei por David Hockney, artista pop, (fotógrafo, pintor, etc, etc) e reconhecido por suas obras representativas da água. Fantástico porque cheguei em seu livro polêmico lançado em 2001- O conhecimento secreto- no qual revela por meio de suas pesquisas que várias celebridades da pintura teriam utilizado o auxílio de recursos ópticos como a câmara escura e câmara lúcida para ajudar na produção de suas obras. Quem assistiu, ou leu- Moça com brinco de pérola- teve uma versão bem poética do uso destes dispositivos óticos utilizados pelo pintor Holandês Vermeer.Na lista estão incluídos o italiano Caravaggio, o espanhol Velázquez, cita mesmo Leonardo da Vinci e muitos outros. É óbvio que o uso de uma câmara escura não basta para criar uma obra de arte, senão qualquer pessoa poderia fazê-lo. Só que hoje fui numa livraria e dei de cara com o tal livro do Hokcney sobre a bancada esperando para ser folheado. Encadernação caprichada, reproduções de pinturas do Renascimento à arte Contemporânea. Acabei achando um comentário sobre a pintura de Bouguereau (séc XVIII) bem intessante (ele tb utiliza recursos óticos na elaboração da obra). Colei a reprodução do quadro no início da postagem. É o da moça sentada à beira mar,feliz e faceira. Hockney comenta que o quadro, pode ser considerado realista (estilo) e patético ao mesmo tempo, pois nenhuma mocinha consegue ficar na praia naquela posição com aquelas ondas ameaçando um pequeno tsunami pelas costas. Entretanto, pode ser visto com outros olhos-uma composição figurativa e super atual- segundo Hockney. O efeito realista conseguido pelo artista, hoje é amplamente utilizado em arte digital por meio da fotografia, bem como o esmaecimento de bordas e a superposição de imagens (o mar ao fundo que parece irreal poderia ser colado para conseguir um efeito fantástico). Um olhar contemporâneo da obra de Bouguereau. Subjetivação da arte. Podemos interpretar, criar e recriar uma dada realidade
Falta ainda a mensagem da água para linkar tudo. Coisas da sessão de acupuntura. Entre uma agulha e outra perguntei ao médico como a medicina chinesa explica as alterações renais . Os rins são como sementes, estão ligados a árvore e a sustentação, origens, ancestralidade. Minha alteração poderia ser explicada por alteração energética nos gametas , e assim estava de uma certa forma determinado- nesta hora perguntei a ele se era meu destino- ele concordou de alguma forma . Poderia ainda estar relacionada a algum tipo de toxidade, relatei a ele que por dois anos antes do diagnóstico da doença havia pintado com tinta à óleo, sendo recomendado pelo clínico que me acompanhava a parar com a pintura (naquela época não se utilizava tinta acrílica que não é tóxica). Saí de lá pensando em muitas coisas, sobre a origem de tudo isso. Logo me veio a mente o que ele disse na saída: " não fique com idéia fixa em alguma coisa, relaxe" e como venho pensando obstinadamente nisso de diversasformas. Acatei intimamente o que ele disse. Andei pelas ruas, comprei algumas bobagens que estava precisando; uma bucha vegetal, 4 calcinhas , um pião de madeira e terminei na tal livraria onde encontrei o Hockney que me fez super bem. Lá tb havia um livro " A mensagem da àgua" de Masaru Emoto que ficou famoso após o lançamento do filme "What the bleep do we Know?" Suas fotos de cristais de água justificam sua tese de que água possui uma "memória" para pensamentos, objetos ou palavras com as quais entre em "contato" (é mais ou menos isso). No filme aparecem as tais fotos dos cristais de água expostas a diversas palavras como "amor" e a protagonista é interpelada, enquanto observa as imagens, da seguinte forma: "Se isso acontece com a água imagine o que pode acontecer conosco (que somos mais de 70% de água).
Enfim, ouvimos, falamos e emitimos tantas coisas que podem ser percebidas como imagens mentais de conforto, aceitação ou repulsa, desamor ou medo. Preciso lutar muito com o que ouço, principalmente de meus médicos que interferem sobremaneira em minha vida mental. É preciso forçosamente que eles conheçam o poder das palavras, principalmente no campo da cura.
Como terapeuta então é impossível cerrar os olhos em relação ao que estou construindo em minha vida de relações e, principalmente, em meu campo mental e espiritual.

Hoje, procuro trabalhar com imagens que façam bem a alma, sejam como instrumentos de avaliação ou tratamento, nesse sentido é preciso conciliar ciência, arte e tecnologia e neste caminho vai a vida inteira.
Oxalá me mantenha nele.


Angel
Em tempo: a última foto é minha e é o pontapé inicial da tela que começo amanhã.

Nenhum comentário: