Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 12, 2006

Maluco Beleza





Maluco Beleza
Raul Seixas

Enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal
e fazer tudo igual
Eu do meu lado, aprendendo a ser louco
Maluco total
na loucura real
controlando a minha maluquez misturada com minha lucidez
Vou ficar
ficar com certeza
maluco beleza
Este caminho que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
por não tem onde ir
Controlando a minha maluquez
misturada com minha lucidez
Vou ficar
ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar.....

Surge o Profeta Gentileza

"No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, quando tinha 44 anos, houve um grande incêndio no circo “Gran Circus Norte-Americano“, o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do natal, seis dias após o acontecimento, José (José Datrino, 11.04.1917-29.05.1996), acordou alucinado ouvindo “vozes astrais“, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro longos anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras “Agradecido” e “Gentileza”. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido“, ou simplesmente “Profeta Gentileza”.
Leonardo Boff nos escreve em "Saber Cuidar":
..."como nos profetas bíblicos, o Profeta Gentileza via nos acontecimentos a manifestação de um sentido profundo. O circo lhe sugere o mundo como um circo, como teatro e representação. Sua destruíção é uma metáfora da destruição de um tipo de mundo construído na falta de gentileza e gratuidade"
Por aqui, creio que ainda há muita dor naqueles que perderam alguém no vôo 1907.
Dor universal, dor humana. Não é necessário ser parente ou amigo de quem partiu naquele vôo. Perpassa à todos.
A clareira deixada pelo impacto da queda no meio da floresta. A destruição
Cuidar e criar gentileza. Nossa relação com o outro com a Terra.
Dizia sempre o profeta gentileza:
"seja maluco como eu, mas seja maluco beleza, da natureza, das coisas divinas"
Angel
Trechos retirados do site "O impressionista"

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal saber que mais pessoas ajudam a lembrar do Gentileza... Agradecido!

Angel disse...

Valeu, o site do impressionista é genial! Revi Lispector, Pink Panter, e aproveitei para fazer um link que havia esquecido na postagem do Gentileza gera gentileza

Agradecida

Angel