Total de visualizações de página

sexta-feira, setembro 05, 2008

P3- Imagem e som


Então o som é isso? As imagens são ruídos que vão se definindo, e a figura o som que preciso privilegiar?
O som da fala- da voz humana- é sempre um privilégio pois revela as pessoas. Já percebo a singularidade de cada voz, elas são muito diferentes, algumas mais baixas e finas e outras mais graves e sonoras. Infelizmente os tons agudos estão ainda distorcidos, como a minha voz. Será a minha voz tão aguda assim? Ou sou eu que não sei nada sobre agudos? Beneficiam-se os implantados com música? Uma coisa é certa, escutar música todos os dias é fundamental para mim. Hoje posso dizer que tive algum prazer ouvindo o som da música. Voltei à Tom Jobim e pude ouvir inclusive as participações especiais. A experiência musical é um pouco como esta ilustração acima. Há notas que se destacam mais que outras e tons mais altos e definidos e diferentes frequências que ainda não consigo alcançar. São sons que se perdem ao fundo e vão formando um zum, zum, zum que não sei o que é. Dependendo do local é só zum, zum, zum, como foi no Palácio de Cristal em Petrópolis domingo passado. Foram várias músicas, nas apresentações de artes marciais, mas para mim foi só zum, zum, zum do começo ao fim. Resta dizer que ao menos foi um zum, zum à oriental, pois qd o meu cérebro define o zum, zum musical ele é fiel ao estilo (rs).

Boas notícias: O som da ambulância voltou como era antes,-uom,uom,uom. As buzinas da motos são irritantes, pi-pi-pi, toda hora no meu ouvido, posso ouvir o liquidificador a três metros de distância, e acho que cada programa é mais potente do que o anterior (assim P3 é mais "potente" que P2). Cada vez que inicio o teste de um novo programa posso precisar reduzir a sensibilidade nos primeiros dias.
Minha sala é um problema sonoro. Não sei se é o ar condicionado ou o computador, mas tem muito eco. Tem muito ruído do lado de fora também, todos reclamam do ruído.
Talvez seja o eco que criou a ilusão da terceira voz, logo qd ativei o implante. Também preciso de mais conforto auditivo quando uso o computador. Ouço um som de interferência muito forte. Inclusive agora, enquanto estou digitando, posso ouvir maravilhosamente bem o som das teclas e um som de interferência a cada vez que teclo- como se o som se interrompe-se a cada teclada. Tenho um rádio dentro da minha cabeça!!!!!!!!!
Não é a toa que vem tantos acessórios dentro da caixa da Freedom. Para conseguir um melhor aproveitamento dos sons é preciso estar o mais próximo e fiel à ele. Assim posso estar conectada ao player MP3/4, a TV de alta definição, ao microfone de lapela e à outras maravilhas tecnológicas que me coloca em"contato com" o som. Não experimentei nada disso, mas estou louca para experimentar!
A maioria das pessoas tendem a achar que eu de fato escuto tudo, o que não e verdade. Mas, qd as encontro pela primeira vez após a ativação, e elas me perguntam se posso ouvir, respondo que sim, e isso cria mal entendidos. Agora digo assim: -Sim, posso ouvir a sua voz e muitos ruídos no fundo. Estou aprendendo a ouvir.
Preciso aprender a regular os agudos no som do carro. Ontem foi uma beleza, enquanto estava engarrafada na Linha vermelha definindo as configurações do som, ouvi um barulhão e um impacto na traseira do carro- POW!- uma motorista se chocou comigo parada!!!! Olhei pelo retrovisor, ela estava rindo- com um grupo de amigos! Desliguei o rádio e o carro, saí descalça, pq surdo dirige descalço e olhei se havia estrago. Perguntei se ela estava achando graça de alguma coisa. Ela disse que "não". Por quê estava rindo então? Não houve estrago. Pensei, -Meu Deus, este cenário, no qual posso participar como ouvinte é um privilégio, deixa estar que tudo é relativo. Também eu preciso aprender a rir mais!
Angel

Nenhum comentário: