Total de visualizações de página

sexta-feira, setembro 12, 2008

Quando ouvir é ouvir

Gente, minha cabeça está a maior confusão desde que comecei a ler sobre " Estudos surdos". Meus eletrodos
chegam a doer!!!!
Eu sou surda, eu não sou surda, eu sou surda, eu não sou surda...o estranhamento continua e piora quando entra a neurobiologia e afirma: Vc não é surda!!!! Você ouve só de olhar e ouve de memória!!!
E este tem sido o meu caminho de reconciliação com a minha surdez. Reconciliação de gente que fala e lembra que já ouviu e ficou surda e volta a ouvir, e agora tá ouvindo pra caramba, mas quando tira o implante só ouve de memória...ai que complicação!!!!!!
Não dá para sermos mais inclusivos não????
Angel
Imagem: as mãos dançantes do Michel no MAC

2 comentários:

Sun Melody disse...

È engraçado ler isto, e ver-me a questionar aos 9 anos de idade, em que soube ser diferente dos meus "adoptados" semelhantes Surdos. Mas foi dificil para mim integrar cuja comunidade tapa os olhos a um futuro promissor, de evolução e conhecimento sobretudo INTEGRIDADE.

Logo, Surda ou não, na verdade não o sou, Surdez para mim não existe, no fundo sou uma ouvinte mesmo que Implantada. A minha verdadeira identidade é essa mesma, um ser humano, a pessoa, enfim que possui um nome e voz própria.

:)

Sê como és, e não te alimentas a vários estereótipos, a pessoa olha para ti e fala contigo, tu para essa pessoa não és deficiente auditiva, és a pessoa cujo rosto guarda e mostra uma marca intensa.

Beijinho.

Angel disse...

Sun, sua voz foi melodia para mim.

És uma mulher inspirada e inspiradora.

Minha identidade não pode ser a tecnologia, nem a cultura de um único povo.
Teremos de ser transculturais e,como vc bem lembrou, sem estereótipos e com voz própria!!!
Beijinho amiga
Angel